INSIDE Life / Vida

Integração

Normas e regras socialmente aceites.

Estereótipos, formatações.

Privação da liberdade original e individual de cada um.

E a reboque, chega a aceitação, a tolerância, a condescendência.

Fazendo o favor de aceitar a diferença.

Integrando, porque faz parte da norma e parece bem, fazer o bem e não olhar a quem.

E excluindo, integramos.

Lembrando a diferença, integramos.

Fazendo favores, integramos.

Mantendo sempre, do lado de fora, os integrados, não vão eles contaminar-nos com os seus desvios físicos, intelectuais, morais ou sociais.

Abrimos o fosso, entre o cá e o lá.

Suficientemente pequeno para que nos possamos ouvir, suficientemente largo para que não nos possamos unir.

Integração.

Teoria bela, desde que não exista mistura nem fusão.

Assim, a hipocrisia é atributo essencial e obrigatório, para deixar os excluídos no limbo entre o Céu e o Inferno e condenados ao eterno purgatório.

Raul Tomé ☀ Balthasar Sete-Sóis

Raul Tomé é licenciado em Sociologia, Mestre em Ciências do Trabalho e Relações Laborais e Pós-Graduado em Políticas de Igualdade e Inclusão.
Ex-cronista do Jornal Negócios, autor e co-autor de artigos científicos, colabora actualmente com a revista Repórter Sombra.
Tem ainda formação em diversas áreas, entre as quais a Formação de Formadores, Gestão de Tempo, Gestão de Conflitos, Liderança de Equipas e Coaching.
Lançou em 2019 o seu primeiro livro a solo intitulado "Deficiência, Nanismo e Mercado de Trabalho - Dinâmicas de Inclusão e Exclusão".
É criador da página Ipsis Verbis, através da qual realiza resenhas de obras literárias e a divulga citações de relevo, quer de autores nacionais quer internacionais, independentemente da sua dimensão no mundo literário.
É o fundador da página "Balthasar Sete-Sóis", onde partilha os seus escritos e também criador da rubrica "Passa-Palavra", inserida no programa "Amantes da Poesia" da Rádio PopularFm, onde colabora desde 2018.
Colaborou também em diversas colectâneas e antologias realizadas por diversas editoras nacionais.
Actualmente é coordenador literário na In-Finita, sendo responsável pela organização e revisão de uma colecção literária à qual deu o nome de "Ipsis Verbis".

Posts Similares