INSIDE - As Coisas por Dentro

Guimarães

Vim a Guimarães. Esse local onde nasceu Portugal e por isso de onde vêem todos os portugueses puros.

Como no reino da internet onde nada é certo, também a história não o é. Dizem que D Afonso Henriques nasceu em Guimarães, mas também em Viseu ou Coimbra. Nasceu em 1106, 1109 ou 1111… Não se sabe, como de resto tanta coisa hoje em dia, mas suspeita-se.

Sabe-se que era filho de D. Henrique de Borgonha que era neto do rei Roberto II de França e de D. Teresa, infanta de Leão, filha ilegítima do rei Afonso VI de Leão e Castela, a quem Afonso VI doara o condado de Portucale pelo casamento.

Ora bem, ascendência francesa e galega esse português de gema!

Mais, não está sepultado onde nasceu Portugal, mas em Coimbra.

E todos sabemos que deu porrada na mãe, na batalha de São Mamede, facto relatado pelos monges crúzios autores da IV Crónica Breve de Santa Cruz de Coimbra.

Ora bem, não tinham internet, mas fake news não faltavam!

Um puro português que é filho de um francês e uma galega e dá porrada na mãe.

No final saímos todos xenófobos, racistas, violentos e com a mania supremacista que temos razão. Os que não saíram assim são a exceção que confirmam a regra!

Autor

Viajou por muitos países, conheceu muitas pessoas e muitos lugares. Aprendeu com todas as pessoas que observou e com quem conversou. Trabalhou em Portugal, na Bélgica, nos EUA e em Angola. Hoje desenvolve o seu trabalho na área da gestão de pessoas (recursos humanos), formação, coaching e mentoring. E escrita, adora escrever. Assumiu diferentes funções e colaborou com empresas em diferentes estados de maturação, quer em ambiente nacional, quer internacional. Desempenhou funções relacionadas com: gestão do talento e tarefas inerentes; gestão de recursos humanos em sentido lato e formação e desenvolvimento. A nível académico, estudou direito na Universidade de Coimbra, mas foi em Psicologia e no Porto que encontrou a sua verdadeira vocação. É certificada em Coaching, PNL e estuda todos os dias mais um pouco, vê mais um pouco, ouve mais um pouco para poder ser mais cultivada. Faz programas de shaping leaders e reshaping leaders e gosta muito do que faz. Costuma dizer às crianças que forma enquanto voluntária em educação para os direitos humanos: “quando mais soubermos, quanto mais conhecemos e sentimos, menos somos enganados”. Enfrenta cada dia com uma enorme alegria que é simples de ver e sentir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *